Saturday, September 18, 2010

Mudancas

Uma das coisas mais interessantes neste momento de adapcao em um novo pais eh que eu encontro algumas caracteristicas minhas que andavam dormentes depois de 6 anos morando no mesmo lugar.

Duas destas caracteristicas eu tenho usado todos os dias. Eu chego a me assustar como ainda consigo manobra-las. Sao elas, minha capacidade de adaptacao e a flexibilidade para mudar de ideia (ou pre-conceito, como eh o caso aas vezes).

O que pensava ontem, jah nao penso hoje. O que eu achava que era certo 10 minutos atras, bom, jah nao eh mais. Nao que eu nao tenha opiniao propria, mas a opiniao tambem eh formada a partir do meio ambiente no qual vivemos. E, como nao tenho conhecimento do meio ambiente, a minha opiniao flutua conforme vou conhecendo coisas, fatos, pessoas e locais. Algumas coisas que eu "sabia" antes, bem, nao sei mais - ou a realidade se mostra completamente diferente do que eu imaginava.

Jah me sinto em casa. Os moveis, os cheiros, as comidas. Isto sim eh adaptacao! Em menos de uma semana esta casa jah tem cara de casa, e nos jah temos cara de moradores da Arabia Saudita!

Isto dito, ninguem se assuste se aparecer um texto novo dizendo o contrario do que disse antes. Isto significa apenas que estou evoluindo - e nao mudando de ideia por mudar, ou para agradar alguem.

Eu jah estava com vontade e recomecar o blog (queria tanto ter escrito durante minhas ferias no Brasil), mas sentia que deveria comecar assim que pusesse os pes em terras Arabes exatamente por estes motivos. Para poder ver/ler este crescimento. E estudar esta evolucao tao interessante de alguem chegando nao soh em um pais novo, mas enfrentando toda uma nova cultura e lingua.

Agora eh para frente que atras vem gente. E quanta gente! Ateh agora pude identificar dois grupos de pessoas (com algumas no meio, logico): Os que ficam aqui entre 1 e 2 anos e os que jah estao ha 15 anos. O que faz com que a rotacao de pessoas seja imensa. Mal conhecemos alguem jah temos que perguntar se jah estao aqui ha muito tempo ou quanto tempo ainda vao ficar. Senao, imagina a preguica de fazer amizade e a pessoa ir embora dali ha 2 meses?

Nos temos ainda 3 anos pela frente. 3 anos para aproveitar esta experiencia maravilhosa.

1 comment:

vivi said...

Que ótimo!
Aproveitem cada momento, pois de tudo nessa vida tiramos coisas boas e ruins.

Muitos bjos