Tuesday, September 14, 2010

Transgressao

Quando saio na rua devo vestir a Abbaya, uma roupa preta (um vestidao) com mangas compridas e comprido ateh o peh. Devo tambem cobrir o cabelo com um lenco preto - a Shaila. As muculmanas devem tambem cobrir o rosto e mostram somente os olhos. Isto eh lei.

A lei e a religiao sao a mesma coisa por aqui. Existem leis vindas do governo (do Rei) e leis vindas dos religiosos. Todas tem o mesmo valor. Julgamentos e qualquer outra coisa legal seguem os preceitos da religiao. Nao dah para fazer xixi fora do pinico. Cada um interpreta de uma forma, e sempre a coisa fica preta para quem nao eh religioso. Estah aqui? Eh para andar na linha.

Entao me sinto uma pecadora diariamente. Por varios motivos. Explico um. Ao contrario do que voces podem pensar, a Abbaya dah um conforto incrivel, estah bem, nao sei se estarei falando isto daqui uns anos apos colocar a pobrezinha todos os santos dias da minha vida em Riad (e dah mesmo um alivio quando posso tira-la)! Mas hoje eh verdade. Saio de casa de mini saia, micro short, camiseta regata e... Abbaya. Eh meio como sair na rua sem calcinha. Soh voce sabe, mas faz uma diferenca psicologica incrivel! Uma coisa de liberdade, de transgressao da lei mesmo. Nao que eu saia na rua de calcinha, bom, bah, voce entendeu o que quis dizer, neh?

Todos os sapatos sao aceitos, e bolsas, joias etc e tal.

Acredito que de ainda para extrapolar e sair de pijama ou de cabelo sujao. Mas daih nao tem graca, neh? Bom, talvez apos uma noitada... Veremos. O futuro me dirah.

1 comment:

vivi said...

Carol, tem uma amiga que passará 1 mês aí visitando o pai que é técnico de futebol, já vou passar essas informações para ela ;)

Cada lugar com sua cultura e forma de viver, eu achoque no começo me sentiria meio mal em usar um "roupão preto", mas com o tempo tudo se acostuma.
Vcs irão ficar aí por alguns anos ou somente uma temporada?
Bjokas
Vivi
http://vivi.sabrisweb.com